RIO ESTEProjeto MalaD'arte | Espetáculo Teatral e Documentário Audiovisual
Apoios: @municipiodebraga através do «Olh'Ó Teatro - convocatória aberta para projetos artísticos no âmbito da descentralização cultural» #municipiodebraga #olhoteatro #descentracultura #teatroFOCJunta de Freguesia S. Vitor
Uma cidade, o seu rio, as suas terras e as suas águas. As gentes, as espécies, as histórias, as jornadas, as vezes que o rio inunda as suas próprias margens, tudo isto será exposto da forma mais fundamentada possível.
Um produto artístico criado a partir das histórias contadas, dos acontecimentos extraordinários e até das histórias inventadas. A população é quem cria o enredo e quem define as personagens.
As águas são protagonistas e os bracarenses são usados como mote para a criação de um espetáculo, que surge para cuidar em termos morais de um património ainda vivo e natural.
O projeto divide-se em 2 fases:
1• Fase -Produto fílmico/Filme-Documentário- Filmagens e gravações com a comunidade
2• Fase – Espetáculo Teatral / Criação do espetáculo teatral. Guião escrito com base nos depoimentos recolhidos
EXPOSIÇÃO DO PROJETO
O objetivo é falar com a população, filmar os seus depoimentos sobre o rio, sobre as gentes que dele usufruem da pior ou melhor forma e como mote usar toda a sua linguagem sem cortes, sem restrições e sem pudores. O interesse é perceber a cidade, considerando o Rio Este como parte plena e natural de uma urbanização em ascensão. Dramaturgo, encenador, atores e
restante equipa, irão criar o produto artístico com base nos depoimentos recolhidos juntos da comunidade. Temos como objectivo entrevistar e reunir dados dos mais diversos elementos. A cena será preenchida pelas vozes que se escondem em cada canto de Braga.
A linha condutora deste espetáculo, será criada na sequência dos depoimentos, contudo, temos a ideia de produzir uma sátira, não com o objetivo de ridicularizar, mas sim com o objetivo de provocar uma mudança e acrescentar mais informação e conhecimento sobre o rio.
"O passado esconde-se nas cores do presente.
As árvores balançam à medida que o tempo corre.
As águas são mais rápidas que o tempo e o tempo guarda histórias das águas que por ele passam.
A história cruza gerações que não limitam tempos, nem espaços, não limitam obras, nem temas.
O tempo de outros tempos, do tempo que passa e do que custa a passar.
Um projecto composto por fragmentos de tempos misturados!
As histórias dos outros nunca foram tão nossas!"
Tiago Fernandes
Documentário audiovisual - "rio este"
O Documentário audiovisual “Rio Este”, realizado por Tiago Fernandes, esteve em exibição no dia 28 de Janeiro (2022) pelas 21h30 na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Esta estreia é o início de um conjunto de apresentações que serão divulgadas em breve.
A estreia contará ainda com a presença do diretor de fotografia Ricardo Silva, realizador Tiago Fernandes, o ator José Miguel Braga e ainda Paulo Sousa e Paulo Cesar elementos participativos nos depoimentos recolhidos para a construção da obra artística.
“Este trabalho é a minha primeira realização e estou muito feliz com o resultado final. Depois de várias experiências em cinema, nas mais diversas áreas, este projeto era já uma ambição antiga que teimava em se esconder dentro da gaveta, contudo, acredito que as ideias têm de amadurecer e nós vamos amadurecendo com elas e é nisso que acredito, a arte deve ser vivida na sua plenitude e devemos dar sempre o tempo certo ao processo criativo.
A ideia era dar voz à população sobre um património vivo e natural que habita a cidade. Apesar de se tratar de um tema referente ao Rio Este, acredito que este trabalho é identificativo do que se passa por todo o mundo, onde as vidas se reúnem em volta de uma paisagem ou de outros bens naturais e que a partir dai, ao longo dos séculos, se constroem histórias reais, de gentes reais. O documentário caracteriza-se pelo compromisso de explorar a realidade, no entendimento das histórias contadas e da ideia que tinha, foi de facto uma preponderância trazer quase como colado aos depoimentos uma narrativa que nos leva para outra atmosfera da realidade, uma atmosfera mais poética e mais sensorial. Como disse José Miguel Braga, ator do projeto, “O rio é canto de poetas”.
Agora está na hora de usufruirmos do trabalho realizado e deixá-lo “passear pelos olhos dos espectadores”.
Tiago Fernandes - Realizador
“O rio também é histórias, invenções, lendas, canções, modinhas. Um projeto como este também pretende louvar e proteger estas coisas. É uma maneira de nos protegermos como seres culturais.”
Espetáculo teatral- "rio este"
"Delineei um espetáculo com a particularidade de ser dividido por dois tipos de blocos, que se vão cruzando de forma objetiva. Por um lado, imaginei blocos poéticos inspirados nos sentimentos que fui tentando absorver daquilo que era dado pelas pessoas que entrevistei e depois pelos atores. Com este envolto, levedei estes blocos de forma a terem uma parte sensorial considerável na perspetiva de ver acontecer coisas fantásticas na construção dos atores e à posteriori no público. Os outros blocos, identificados como narrativos, é a dramática de todo um projeto que envolve comunidade. Inspirei-me nas expressões, nos contos que ouvia, tentei ser minucioso e compreender a veracidade sentimental dos factos. Deste modo cresceu este enredo e criamos analogia entre o que é a realidade palpável e aquela que não se vê mas sente-se."
Tiago Fernandes - Encenador
Estreia dia 27 de Novembro de 2021 - 21h30 - Auditório da Junta de Freguesia de Este São Mamede