Sinopse
Uma reunião casual, vozes que se erguem em conversa de café, aproximação de realidades comuns e ideias partilhadas, embora reveladas em sussurros acompanhados de olhares misteriosos e desconfiados.
O texto original revela o propósito de tornar acessível ao povo uma nova mensagem política. Pela nossa parte, o espetáculo recria um ambiente que nos faz lembrar a ditadura, esses tempos de medo, de opressão, mas também de revelação e esperança.
Este espetáculo aproveita-se de um espaço icónico da cidade, o Café Vianna, onde em tempos passaram homens corajosos e revolucionários, animados pela coragem e pela vontade de servir a causa pública, a cultura e a cidadania.
A interpretação e construção deste espetáculo pretende animar de energia e atualidade o texto “Nova cartilha do povo”, escrito, ao que julgamos saber, por uma grande figura da oposição local ao regime do Estado Novo.
Neste espaço de recriação, o espetáculo promete recriar um ambiente de esperança e ao mesmo tempo de suspeição, valorizando aqueles que, no trabalho coletivo, lutavam em prol da unidade democrática para o derrube do fascismo.
Um espetáculo cheio de surpresas, conversas e… olhares misteriosos.
Comemorações do Centenário do Nascimento de Victor de Sá
No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Victor de Sá, a Fundação Bracara Augusta, com o apoio do Município de Braga e produção artística pela MalaD'arte, promove uma Leitura Encenada da “Nova Cartilha do Povo”, uma publicação editada, em Braga, pelos candidatos da Comissão Democrática Eleitoral, em 1969, no quadro do processo eleitoral desse ano.
A leitura encenada teve estreia no Café Vianna de Braga, um local emblemático da cidade, onde muitos durante os anos da ditadura se juntavam para criticar e conspirar contra o regime do Estado Novo.
Ficha Técnica
Encenação
Tiago Fernandes e José Miguel Braga
Atores
José Miguel Braga
Paulo Sousa
Ruben Silva
Mafalda Santos
Tânia Vilas Boas
Leandro Liberalli
Marina Silva
José Gonçalves
Camilo Silva
Sonoplastia
Rafael Costa
Figurinos
Mafalda Santos
Cenografia
Rafael Costa
Tiago Fernandes
Produção
Catarina Barbosa
DOSSIÊ DO ESPETÁCULO
Locais apresentados: Café Vianna de Braga no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Victor de Sá, a Fundação Bracara Augusta, com o apoio do Município de Braga 2022