top of page

HERDEIROS DE SARAMAGO

Espetáculo MalaD'arTe

Herdeiros de Saramago - Foto.PNG

Espetáculo criado no âmbito do ACTUM 3– Convocatória Aberta de Projetos Artísticos- medida de apoio à criação artística promovida pelo Município de Braga

Sinopse

O jogo dos atores constrói-se em sequências inspiradas na viagem, entre passado, presente e futuro, mostrando ao público os momentos de descoberta do processo criativo, as inquietações sentidas ao longo dos ensaios e os modos de assumir a disciplina artística respirada no corpo do actor. O espetáculo termina como começa: com a descoberta da vida e da obra de José Saramago, enquanto exemplo e alegoria do eterno humano que se exprime no texto em busca de um sentido universal da existência.

DESCRIÇÃO

Saramago criou um mundo ficcional e ao mesmo tempo um sistema de pensamento que busca uma universalidade, o seu modo único de pensar as coisas humanas, as vicissitudes de um tempo histórico onde se revelam as marcas do tempo vivido e a longa história das grandezas e vícios humanos.

 

Os atores interpretam passagens, entre a vida dos textos e a experiência do autor, contemplando ideias universais, que às vezes se exprimem de modo categórico. Saramago escreveu e recriou, enquanto analista da vida e da ligação que mantinha com as suas raízes familiares e culturais.

Os atores apresentam-se como mensageiros pouco ou nada convencionais, pouco ou nada submersos nos efeitos do real. José Saramago entregava a tarefa da interpretação à liberdade dos leitores, insuflava os textos de uma sintaxe poderosa e de uma gramática às vezes delirante. A pontuação é uma espécie de marcador da respiração, signo da liberdade do leitor e do correr das coisas nos modos da escrita. Ao longo da performance, os actores criam espaços de interpretação, desafiando os leitores a viver a diversidade dos sentidos e a assumir a sua própria revelação naquilo que é distinto e singular.

Ficha Técnica

Produção

Catarina Barbosa

Texto

Tiago Fernandes

Encenação

José Miguel Braga

Atores

Tiago Fernandes

Leandro Liberalli

Cenografia

Rafael Costa

Figurinos e Adereços

Mafalda Santos

Música

Rafael Costa

Luz

Catarina Barbosa

Duração

40 Minutos

Faixa Etária

+12 Anos

FOTOS DE ENSAIO

DOSSIÊ DO ESPETÁCULO

bottom of page