Sinopse
Esta proposta passa por dar vida através do teatro às imagens representadas nos painéis azulejares do convento do Pópulo.
Analisando as imagens e percebendo o seu conteúdo, podemos imaginar e interpretar as conversas, os ofícios e as vontades desta ordem denominada por “Ordem dos Ermitas de Santo Agostinho”.
O teatro irá servir-se das propriedades imersíveis, criadas pelas imagens presentes no espaço e assim, de forma lúdica, irá transformar a apresentação num momento pedagógico e único.
O espetáculo é composto por duas personagens que dão vida às imagens que se vinculam ao movimento percecionado pela força da criação do “Senhor dos tempos”, outra personagem, que acompanha o público numa viagem que se desdobra entre o presente e o passado.
DESCRIÇÃO
Este produto artístico, será concebido a partir de uma análise histórica sobre a “Ordem dos Ermitas de Santo Agostinho”. O enredo do espetáculo será construído com base nas informações recolhidas. A linguagem será adequada ao público infantojuvenil e ao sénior, tendo pequenas adaptações entre uma e outra apresentação.
O processo criativo terá como base o espaço envolvente escolhido para a apresentação, tendo como objetivo primordial usar as imagens representadas nos azulejos como fonte dramatúrgica para a criação dos diálogos e ações.
A presença de um terceiro ator denominado por “Senhor dos Tempos” nasce da ideia de criar uma espécie de “Portal do tempo”. Esta personagem irá facilitar a comunicação entre atores e público, quebrando constantemente a quarta parede para revelar informações sobre os temas apresentados ou até criando e respondendo a curiosidades causadas pela própria intervenção artística.
A ideia de criação também se prende numa visão de continuidade e por isso acreditamos que com o contacto com o público durante as atuações e a versatilidade da proposta, este espetáculo possa vir a renovar-se a cada apresentação tornando-se um produto constantemente renovado e interessante.
Ficha Técnica
vídeo promocional
Encenação
Tiago Fernandes
Texto
Tiago Fernandes
Atores
Catarina Barbosa
Mafalda Santos
Leandro Liberalli
Sonoplastia
Rafael Costa
Gravação Voz Off
José Miguel Braga
Edição das Gravações Voz Off
Ricardo Brito
Figurinos
Mafalda Santos
Cenografia
Rafael Costa
Tiago Fernandes
Fontes de informação
Documentos fornecidos pelo pelouro do património/unidade de Arqueologia do Município de Braga
Análise histórica feita por
Dr. Armandino Cunha, Miguel Carneiro e Filipa Silva
Projeto promovido pelo pelouro do património/unidade de Arqueologia do Município de Braga